Comédias Românticas

Recentemente em um grupo de cinéfilos no Facebook mencionei um filme que considero lindo a história, filmografia e fotografia como sendo um de meus favoritos, Memórias de uma gueixa. Um amigo veio indignado achando um absurdo eu ter colocado no meu top 5 um filme desse. A verdade que listas são perigosas e extremamente pessoais. No caso desse filme e de outros, percebi que o maior problema não era o filme e sim o gênero, romance. Romances em geral não agradam a Academia e não agradam críticos. Contamos nos dedos os romances que receberam Oscar. Pior ainda quando analisamos comédias românticas. Eu confesso, nossas comédias românticas são muito ruins, mas talvez se elas saíssem desse limbo de filmes mal feitos, talvez se tivéssemos comédias melhor escritas, como já tivemos e de vez em quando ainda acertamos. A verdade que dramas são os filmes queridos do Oscar, talvez justamente por toda a carga emocional que um ator coloca na cena e por toda a oportunidade de se trabalhar com essa cena. No entanto, ainda não justifica você jogar pela janela um gênero inteiro por causa de erros frequentes de diretores comerciais. Comédias românticas vendem e encantam, então por que não aproveitar o verdadeiro romantismo e demonstrar para o que serve o cinema? Aqui vai os grandes filmes que eu já assisti de comédia romântica:

15. Como se fosse a primeira vez



14. Amor a segunda vista



13. Um lugar chamado Notting Hill



12. Melhor impossível



11. Harry e Sally - minha cena favorita



10. Ligeiramente grávidos



9.Casamento Grego




8. O diário de Bridget Jones (ambos considero como um)



7.Vicky Cristina Barcelona



6. A proposta



5. Amor sem escalas



4.Elsa e Fred




3.A princesa e o Plebeu


2. Bonequinha de Luxo



1. Uma Linda Mulher

1 comentários:

{ Za } at: 25 de outubro de 2010 às 02:40 disse...

Muito boa essa lista! Já assisti quase todos. Alguns fazem parte da minha dvdteca kkk. Elsa e Fred é lindo! Os de Audrey, nem tem o que falar: perfeitos! Julia é Julia: tudo q encena, vira ouro! Bullock é ímpar. Adorei!

Postar um comentário